JOSÉ RUA

Regente Assistente

Bacharel em clarineta pela Escola de Música da UFRJ. Em 1982 com bolsa de estudos da Capes e da Fulbright fez o curso de pós-graduação na classe do Prof. Kalmen Opperman. Retornou ao Brasil após intensas atividades no exterior como regente, camerista, solista e professor, realizando, com sucesso de crítica, várias apresentações e recitais nos EUA.

 

Foi durante vários anos clarinetista da Orquestra do Theatro Municipal do Rio de Janeiro e tem participado como instrumentista de importantes séries de concertos, destacando-se a Bienal de Música Brasileira Contemporânea e o Panorama da Música.

 

Atuou como diretor artístico da Chipewa String Orquestra e do Wooster Clarinet Choir no estado de Ohio, no período em que esteve nos USA. Atualmente é maestro e diretor musical da UFRJazz Ensemble e professor de saxofone do curso de graduação da Escola de Música da UFRJ. Suas intensas atividades como professor e revisor de partituras para “Big Band” o fazem conhecido e respeitado na música instrumental brasileira.

 

Prepara-se para a atividade de revisão de obras brasileiras para saxofone e pretende implantar, no futuro, o curso de saxofone voltado para o repertório da Música Brasileira de Saxofone.